Como consultar CNIS na internet, no banco e na agência do INSS?

Como consultar CNIS na internet, no banco e na agência do INSS?

Muitas agências governamentais mantêm um esforço contínuo para integrar os dados dos cidadãos e facilitar a consulta mediante a informatização. É o caso, por exemplo, do INSS, que disponibiliza online o relatório sobre a situação do segurado. Para isso, o trabalhador só precisa saber como consultar o CNIS.

No presente artigo, falaremos um pouco sobre o que é o CNIS e quais as formas de consultá-lo, ou seja, pela Internet, em agências bancárias ou no próprio INSS. Continue lendo e confira!

O que é o CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) nada mais é que um relatório unificado que contém todas as informações que o Instituto de Seguridade Social (INSS) compilou sobre o segurado.

Isso inclui, por exemplo, os vínculos de emprego, o tempo de contribuição, o relatório de recebimento de benefícios etc. O CNIS foi criado em 1989, e sua base de dados apresenta informações sobre os vínculos empregatícios desde 1976, recolhimentos de autônomos desde 1979 e remunerações recebidas desde 1990. Por isso, também é conhecido mais comumente como extrato previdenciário.

O CNIS também pode indicar pendências de comprovação de vínculos e de análises, sendo necessário, nesses casos, que sejam apresentadas outras provas ao INSS.

CNIS e a Consulta na Internet

A Internet facilitou muito a consulta a diversos órgãos do governo, especialmente à Receita Federal e ao INSS. Portanto, consultar o CNIS online é muito simples, como veremos.

Primeiro, basta acessar o Portal Meu INSS, hospedado no site oficial do Ministério da Previdência Social. Em seguida, clicar, no menu à direita, em “Extrato Previdenciário (CNIS)”. Ao fazê-lo, você será direcionado para a página de login no sistema.

Caso ainda não seja cadastrado, será preciso clicar em “Cadastrar-se” para obter a CADSENHA. O processo é simples: basta responder algumas perguntas pessoais e sobre o histórico previdenciário.

Com sua CADSENHA, será possível acessar o Meu INSS e consultar o CNIS atualizado, incluindo as datas dos vínculos e contribuições à Previdência, assim como o histórico de créditos, a carta de concessão de benefício, a declaração de regularidade e outros dados relevantes.

CNIS e a Consulta no banco

Correntistas da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil podem fazer a consulta em agências bancárias. Para isso, devem comparecer a seus respectivos bancos, portando RG, CPF e CTPS com o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), para realizar a consulta.

CNIS e a Consulta na agência do INSS

Ainda é possível realizar a consulta ao CNIS comparecendo a uma agência do INSS próxima. Para saber as localizações das unidades, pode-se consultar o site da Previdência.

Com o endereço em mãos, basta dirigir-se à agência, retirar uma senha e aguardar o atendimento. Tenha em mãos alguns documentos, como o RG, o CPF e a CTPS com NIT, para apresentação.

Pode ocorrer, por vezes, a existência de mais de um cadastro no mesmo nome, portanto, tenha essa atenção especial ao solicitar a consulta. A consulta ao CNIS deve ser periódica, para não haver surpresas futuras. O acesso é muito facilitado, como vimos, então, vale a pena sempre manter um extrato atualizado em mãos.

Gostou do nosso conteúdo sobre como consultar o CNIS? Para essas e outras informações sobre a seguridade social e previdência, assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *